anselmolsm.org

Controle da Internet?

| Comments

Felizmente foi tirado da pauta o projeto de lei que trata do controle do que as pessoas fazem na Internet e acabou nem dando tempo para que eu escrevesse aqui a respeito. Mas assim mesmo o farei.

Mais uma vez o governo tentou passar a imagem de que está ” lutando contra o crime”, “defendendo a população”, “fazendo o seu papel” (por mais engraçado que isso pareça). Será que adianta você obrigar as pessoas a digitarem seus RGs, CPFs, título de eleitor, certidão de nascimento, tipo sanguíneo, o escambau? Não chega a ser um tanto ingênuo não considerar que quem estiver mesmo mal intencionado usará documentos de outras pessoas, falsos, etc? Além de mais problema para quem acabar sendo usado, o objetivo de tal lei não seria atingido.

Ultimamente os governantes brasileiros passaram a tomar atitudes que, visando combater a criminalidade, vão reduzindo a liberdade de ação da população. Quem já não esteve na seguinte situação: Você precisa de dinheiro impresso, papel moeda (porque não tem como pagar algo via débito, crédito, cheque, balblabla) mas já são mais que 22h… pããã… Muito bem, muita gente nem se lembra o porquê dos chamados caixa 24h não ficarem abertos 24h (exceto alguns heróis por aí), fazendo até o nome da tal rede “Banco 24h” parecer piada. Então, foi uma forma de “combater” os sequestros relâmpago… (“combater” e não coibir porque fora essa restrição parece não ter acontecido muita coisa efetiva nesse combate).

Esse tal “cadastro para qualquer atividade que exija interação na Internet” ao meu ver seria mais uma ação desse tipo, serviria muito bem para incomodar ainda mais a população e não teria efeito algum contra os “criminosos do ciberespaço” (como eu odeio essas expressões a la Fantástico…). Mais uma medida paliativa desviando o foco do que deveria mesmo ser feito, atualizar e rever as leis desse país (outra frase também que já está mais do que batida, só para ter idéia de quanto tempo se fala sobre isso e nada daquela gente fazer alguma coisa…).

Comments