anselmolsm.org

fisl10

| Comments

OBS: Este post deveria ter sido publicado em 1 de Julho mas não ficou pronto a tempo. Só consegui terminá-lo hoje, 5 de Julho. Acabei publicando sem estar todo terminado para não perder de vez o contexto.


De 24 a 27 de junho aconteceu a décima edição do Fórum Internacional de Software Livre - fisl, em Porto Alegre-RS. Foi a primeira vez que compareci ao evento e tive a oportunidade de colaborar com o pessoal da Qt Software no estande no evento, montado em conjunto com o openBossa/INdT.

Houve bastante interesse (e também curiosidade) a respeito do framework Qt. Muitas pessoas procurando informações técnicas, treinamentos, esclarecendo dúvidas sobre o uso do Qt, sobre licenças, o que mudou desde que a Nokia comprou a Trolltech (agora Qt Software) e sobre as novidades que estarão disponíveis, ainda este ano, com o lançamento da versão 4.6.

Claro que também foi um trabalho de divulgação para os que não conheciam a ferramenta. Curiosamente alguns destes são usuários do KDE, que é o grande exemplo de uso do Qt (por ser bem maior e mais complexo que Skype, Google Earth, entre outros).

O desafio Qt/openBossa, realizado pouco antes e durante o evento, teve como vencedor Paulo Cesar Ferreira com o projeto QuickSocial - já fazendo uso de uma das novidades em desenvolvimento no Qt, a Declarative UI, disponível nos repositórios em qt.gitorious.org. O primeiro colocado ganhou um Internet Tablet Nokia N810, um exemplar do livro “C++ GUI Development with Qt4” além de uma viagem de uma semana para o Recife onde participará de um pequeno treinamento de Qt no INdT. Também ganharam exemplares deste livro o segundo colocado, Rafael Floriano da Silva (PyRSS) e o terceiro Caio Ariede (Qtaxy).

Houve também o encontro da comunidade KDE Brasil. Muitas idéias foram levantadas, espero que consigamos aumentar a integração dos usuários e desenvolvedores brasileiros e melhorar a divulgação.

De volta ao Recife, uma certa pressa para concluir algumas tarefas antes de partirmos para o Gran Canaria Desktop Summit, evento que reunirá pela primeira vez aKademy (evento anual do KDE) e  GUADEC (evento do GNOME) e acontecerá em Las Palmas de Gran Canária, na Espanha. Será uma grande experiência junto aos desenvolvedores do KDE assim como teremos novamente a chance de conversar pessoalmente com os desenvolvedores da Qt Software que também estarão lá. Meus colegas de trabalho (um tanto “Silvio Santos” essa frase) Artur (aka MoRpHeUz) , Caio Marcelo e Eduardo Fleury (estes em dupla) tiveram palestras aceitas e falarão sobre o desenvolvimento de interfaces voltadas para netbooks e sobre como o uso de diferentes  layouts podem enriquecer a experiência dos usuários de software, respectivamente.

Agora algumas horas de vôo pela frente =)

PS: Sim, virei um semi-analfabeto com as mudanças na Língua Portuguesa. Velha ortografia++.

Comments