anselmolsm.org

Tá tudo Dominado!

| Comments

República em Campinas, 19 de Maio de 2006

Olá, como vai vc?

É tanta coisa que é difícil decidir por onde começar… Ah! Hoje escreverei pouco sobre futebol… sim, eu errei, o Ipatinga perdeu e finalmente um carioca vai ganhar a Copa do Brasil.

Mas vamos ao que interessa… segunda-feira estava em São Paulo e senti pela primeira vez o que é passar o dia todo com medo de uma merda grande (desculpe a expressão mas não achei equivalente) acontecer perto de onde vc está. Mas o pior de tudo foram os boatos que surgiam a todo instante vindos por telefone, Internet, TV ou pelo tradicional boca a boca… surgiram coisas tais como “bomba na Mackenzie”, “Metrô fechou porque atacaram a estação Paraíso”, blablabla… fora os funcionários da Itautec que tiveram que sair para buscar seus filhos nasa escolas porque surgiam denúncias de que aconteceriam ataques contra pontos próximos.. e assim foi o dia, Metrô transbordando de gente as 15h50 porque espalharam o papo de que seria fechado as 16h, mais de 1h só para sair de São Paulo com o ônibus, chegada em Campinas na incerteza de conseguir ônibus para ir para casa, comércio todo fechado…

Por que chegamos a esse ponto? De quem é a culpa? … Claramente teremos os noticiários tomados por tais discussões por um bom tempo, assim como expressões do tipo “força-tarefa” e outras na mesma linha voltarão a ser modinha entre os engravatados dando entrevistas, sem tomar ação alguma que realmente vise combater o problema. A verdade é que só se resolve combater o crime organizado de forma enérgica quando as organizações como o PCC resolvem mostrar o poder que acumularam ao longo do tempo em que as autoridades estavam cochilando. Não estou dizendo que não existe combate ao crime, porém para mim este combate não é feito de forma efetiva, falta ação que acabe com planos, tais como os executados no final de semana passada, antes mesmo de serem concretizados. Outro problema evidente no sistema de segurança do país como um todo é a total falta de planejamento em comum entre as n polícias existentes, fora toda a burocracia e lentidão do judiciário que ultimamente só tem sido ágil para livrar da cadeia gente que tem um certo grau de influência. O Brasil é assim, um país onde se valoriza ações pontuais que terão resultados substanciais pequenos ou nulos e que lá na frente se repetirão e, novamente, serão recebidas como A solução… reflexo também da completa falta de memória do povo, retratada de forma assustadora em pesquisa recente do Ibope que levantou que apenas 16% dos brasileiros se lembram o que é MENSALÃO!! Tal resultado foi divulgado pelo colunista da Folha de S. Paulo, Gilberto Dimenstein.

Para finalizar, a notícia que acabo de ver… criminosos estariam financiando pessoas para fraudarem concursos públicos e também outros para passarem nesses concursos, em funções como por exemplo agentes penitenciários… será que isso quer dizer alguma coisa??

Até

Comments