anselmolsm.org

Uma semana agitada...

| Comments

República em Campinas, 07 de Maio de 2006

Olá seres,

A semana que passou foi um tanto agitada em vários sentidos. Estive pensando se eu devia fazer um post para cada assunto mas acho que vou deixar tudo em um só mesmo (mas procurarei dividir os temas).

Sobre a questão da Bolívia… não sei direito o que afirmar, entretanto acho que estão no diretio deles quanto ao petróleo e o gás mas não quando afirmam que vão simplesmente tomar usinas construídas por empresas (principalmente a Petrobrás). Tudo bem que a galera comuna vai dizer: “Tem que estatizar tudo”, só que em se tratando de um país pobre como a Bolívia, acho um tanto difícil eles conseguirem meios de investir nessas áreas… (ou investem nisso e deixam de lado “saúde e educação” que o Evo Morales tanto fala que precisam de investimento - lembrando que a Bolívia já passou por 2 vezes por essa situação, em governos militares. Resta pesquisar o porquê de terem deixado esse modelo nessas 2 oportunidades - seria a tal falta de $$ para investimento?). Para mim e a nacionalização deveria ficar restrita aos hidrocarbonetos e a exploração passar por regulamentação que propicie à Bolívia um retorno adequado. Mas uma coisa ficou estranha: Por que a Pedeveza (que é estatal da Venezuela) pode construir em um novo campo de extração e a Petrobrás corre o sério risco de perder o que já fez? Preciso ler um pouco mais a respeito, mas até agora é isso o que pensei a respeito.

E a Libertadores?

Novamente o Palmeiras contou com a nilbalização de um zagueiro para decretar sua eliminação do torneio continental. Ano passado foi um lá que nem vale a pena procurar o nome que caiu e meteu a mão na bola na área, afundando de vez o time com o gol de Rogério Ceni. Esse ano o indivíduo que achou que dar um “jogo de corpo” dentro da área com intensidade capaz de lançar o Júnior longe não seria arriscado demais… a verdade é que se o tal Leandro (do SP expulso ao parar Edmundo num lance quase certo de gol) jogasse no Palmeiras e se o Correa (que mesmo fazendo uma coisa bizarra não conseguiu parar a corrida do Júnior que resultou no pênalti que decidiu o jogo) jogasse no SP, talvez o classificado tivesse sido o Palmeiras… Não vou perder tempo falando que o sr. juiz quis aparecer mais que todo mundo mandando voltar pênalti, dando cartão porque aos 39 do segundo tempo notou uma pseudo irregularidade no uniforme de um lá… etc…)…

E o “todo poderoso timão”?… Mais uma vez não suportou a pressão dos argentinos. É de fato muito chato jogar contra time argentino, pois se já não bastasse todo o clima dos jogos lá na Argentina, o comportamento dos jogadores consegue sem muitas dificuldades desestabilizar jogadores com pouca experiência. Assisti só o primerio tempo do jogo em que, apesar de ter terminado vencendo, o SCCP dava claros sinais de que a coisa não ia bem, entregando umas bolas bobas ou no meio do campo ou ainda em seu campo de defesa - a sorte foi a falta de competência do River. Mas o que mais chamou a atenção claramente foi o comportamento da torcida no final no jogo. O que dizer a respeito??

Voltando ao Brasil, o meu Santos apresentando um futebol medíocre foi eliminado da Copa do Brasil pelo (ao meu ver agora favorito ao título) Ipatinga. Favorito? Sim, Ipatinga tem dado trabalho em Minas, aprontou pra cima do Santos e já tinha tirado o Botafogo. Pela frente terá 2 equipes do Rio, Flamengo nas semis e Vasco ou Fluminense na final. Desses talvez o Fluminense seja a maior ameaça, mas como desde 2003 o vice da Copa do Brasil é do Rio….

Bom, como estou com o tempo meio apertado pois tenho que terminar de escrever meu application para o Google Summer of Code, vou encerrando por aqui.

Até

Comments